De forma irônica, Jobs é despedido da Aple aos 30 anos, mas, devido a seu espírito empreendedor, funda a NeXT e outra chamada Pixar, que, em seguida, também fariam história. É durante esta época que Jobs cria o computador Mac.
Em 1991, Jobs se casou com Laurene Powell, a quem conheceu na Standford University e formam uma família. Ambos são vegetarianos. Jobs desenvolve câncer de pâncreas, mas o supera em uma clínica californiana.
Os investigadores da Xerox desenvolveram o smalltalk, um amiente gráfico que usa o mouse como uma ferramenta a mais de trabalho. Os diretores da Apple são céticos em relação a esta idéia, mas Steve Jobs adota e desenvolve este conceito. O nome deste computador é Lisa (em homenagem à filha de Jobs). A partir dos conceitos básicos do software Lisa, se inicia o desenvolvimento da família de produtos que assentaria a Apple no mercado de computadores pessoais: o Apple Macintoch e seu sistema operacional, o primeiro realmente fácil de ser utilizado por qualquer usuário.
Jobs criou, em 1989, a NeXT Corp. e comprou a Pixar Animation Studios da Lucasfilm, em 1986. Com Steve Jobs dirigindo a Pixar (e em parceria com os Estúdios Disney) foram produzidos diversos filmes como “Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Procurando Nemo” e “Monstros S.A.” e alguns deles premiados com o Oscar.
Depois disto Jobs inovou o mercado com o iMac, um computador com uma estética moderna, sem leitora de disquetes (só leitora de CDs) e cujo conceito era trabalhar com, por e para a internet. Outra grande inovação foi oiPod, um pequeno aparelho reprodutor de músicas em formato MP3 capaz de armazenar, em uma de suas versões, mais de 15.000 músicas. Talvez este tenha sido o maior salto da Apple.
Em janeiro de 2007, Jobs apresentou (na Mac World Expo) um novo dispositivo combinando as funções de um iPod vídeo com um telefone celular e um navegador portátil para a web, o nome deste aparelho é iPhone. Este aparelho possui, entre outros recursos, uma tela panorâmica sensível ao toque, um disco rígido de 4 ou 8 GB, câmera de 2 megapixels, Bluetooth, WiFi, EDGE, uma série de sensores como por exemplo um capaz de desligar a luz (para economizar bateria) da tela toda vez que o aparelho é aproximado do rosto.
Morte de Steve Jobs
Steve Jobs faleceu no dia 5 de outubro de 2011, a causa da morte, inicialmente não foi confirmada, mas desde 2004, o fundador da Apple sofria de câncer no pâncreas. Jobs passou por algumas intervenções cirúrgicas, dentre as quais recebeu um transplante de fígado.
Entre seus recentes lançamentos à frente da Apple, o iPad ajudou a elevar a marca e o faturamento da empresa. Apesar do sucesso, no dia 24 de agosto de 2011 , Steve Jobs se afastou novamente para cuidar de sua saúde com a seguinte carta:
“Eu sempre disse que se houvesse um dia em que eu não pudesse mais cumprir minhas atribuições como diretor-executivo, eu seria o primeiro a dar a notícia a vocês. Infelizmente, esse dia chegou”.
No dia de seu falecimento, a direção da Apple disponibilizou um e-mail para receber condolências e homenagens ao falecido fundador da empresa, e publicou a seguinte nota:
“A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser-humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de trabalhar com Steve perderam um querido amigo e mentor. Steve deixou para trás uma companhia que só ele poderia ter construído e seu espírito será sempre a base da Apple”.
Colaboração de Fernando Rebouças.
Fonte: InfoEscola
Nenhum comentário:
Postar um comentário